quarta-feira, 30 de abril de 2014

612 - Um metrônomo mental para a RCP

Música - especificamente a que você pode ouvir no vídeo abaixo - pode ajudar a salvar vidas, inclusive quando está no "modo silencioso".


J Emerg Med. 2012 Mar 22.
"Stayin' Alive": A Novel Mental Metronome to Maintain Compression Rates in Simulated Cardiac Arrests.
Hafner JW, Sturgell JL, Matlock DL, Bockewitz EG, Barker LT.
Department of Emergency Medicine, Division of Emergency Medicine, University of Illinois College of Medicine at Peoria, OSF Saint Francis Medical Center, Peoria, Illinois.
Resumo
JUSTIFICATIVA
Estudo para testar se a memória musical pode auxiliar os médicos no cumprimento das Diretrizes da American Heart Association (AHA) para a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) quanto a manter uma taxa de compressão cardíaca eficiente (de pelo menos 100 compressões por minuto).
OBJETIVOS
Este estudo investigou como os médicos com este auxiliar de memória aderiram às diretrizes atuais de RCP em curto e em longo prazo.
MÉTODOS
Um estudo observacional prospectivo foi realizado com quinze médicos certificados pelas Diretrizes de 2005 da AHA para a RCP. Os indivíduos foram aleatoriamente pareados e se alternaram na administração das compressões da RCP sobre um manequim em um cenário padronizado de parada cardíaca. Durante a execução das compressões, os participantes do estudo ouviam uma gravação digital da música "Stayin' Alive", com os Bee Gees, enquanto realizavam as compressões de acordo com a batida musical. Depois de pelo menos 5 semanas, os participantes foram testados novamente sem ouvir diretamente a música gravada.
RESULTADOS
A taxa de compressão média durante a avaliação primária (com música) foi 109,1 e durante a avaliação secundária (sem música) foi 113,2. A média de taxas de compressão de RCP não variaram significativamente segundo o nível de formação, experiência em RCP ou tempo para a avaliação secundária.
CONCLUSÕES
Médicos treinados para usar um auxiliar de memória musical mantiveram AHA diretrizes taxas de compressão de RCP inicialmente e em longo prazo de seguimento. E sentiram que este auxílio melhorou suas habilidades técnicas e aumentou sua confiança para realizar RCP.
Arquivo
339 - Como os médicos morrem | 346 - Não ressuscitar445 - Permanecendo vivo

Nenhum comentário: