domingo, 14 de agosto de 2011

288 - Insetos não morrem no microondas

Imagine que um dia você chega a sua casa e encontra uma barata no forno de microondas. E, sem dó nem piedade, você resolve: "eu vou queimá-la". Mas, com resignação, vê que ela fica a se mover, de um lado para outro, e... nada de morrer no forno que você ligou.
A explicação científica
Quando funciona, o forno não está totalmente preenchido por microondas. Estes são feixes estreitos que atravessam o interior do forno e nunca devem retornar aos emissores porque iriam danificá-los. A posição dos emissores e das reflexões das microondas são bem estudadas para que esse cenário nunca se apresente. A menos que você ponha no forno alguma coisa que faça isso (por isso, não se deve colocar nele objetos de metal).
É fácil entender a função do prato giratório. Sem ele, as microondas passariam apenas por determinados pontos do forno, deixando o alimento com partes quentes e frias.
Agora, sobre a barata: ela está se movendo. Não se aproximar dos "pontos quentes" do forno é vital para ela. Acaso passe por algum "ponto quente", a barata afasta-se (não é tão estúpida) para que o calor não a destrua (assim como você retira de imediato a sua mão de uma chapa quente).
Portanto, insetos que podem/sabem se mover rapidamente, de modo a evitar os feixes de microondas, conseguem sobreviver num forno em funcionamento.
E, como você já deve ter concluído, isso é ciência pura.

Los insectos no mueren en los microondas, Maldita Ciencia

N. do E.
A experiência foi validada aqui: OK.
Mas ainda acho que barata esperta é a que não atravessa galinheiro forno de microondas.

Nenhum comentário: