quarta-feira, 3 de outubro de 2012

423 - Ouvido e reflexo da tosse

O ouvido é dividido em 3 partes: O ouvido interno, também chamado de labirinto, responsável pela audição e o equilíbrio. O ouvido médio, responsável pela condução do som (do tímpano ao labirinto), através dos ossículos (martelo, bigorna e estribo). E o ouvido externo, que nada mais é do que um canal de osso e cartilagem, revestido por uma fina pele, que une o pavilhão auricular (a popular orelha) ao tímpano.
Todos sabemos que não devemos colocar objetos no interior do ouvido. No entanto, por vezes, introduzimos nele um cotonete para remover alguma cera acumulada. E pode acontecer que, após ultrapassar um certo ponto do canal auditivo, sejamos acometidos de um acesso de tosse. Como isso é possível se o ouvido não faz parte do aparelho respiratório?
É o que o ouvido também recebe fibras do nervo vago, o décimo par craniano, o qual toma parte nos reflexos da tosse e do vômito. E o nervo vago, através do ramo auricular, recolhe os estímulos sensitivos da porção mais profunda do canal auditivo. Ver a gravura abaixo.

Um comentário:

natyiobe disse...

Obrigada pela explicação!