quinta-feira, 3 de abril de 2014

603 - O ciclo nasal

Suas narinas dividem a carga de trabalho
Durante todo o dia, elas se alternam em períodos de congestionamento e descongestionamento em um processo chamado de ciclo nasal. Assim, em um dado momento, a "parte de leão" do ar está entrando e saindo por uma narina, enquanto uma quantidade menor de ar está passando pela outra. Periodicamente, o sistema nervoso autônomo, que cuida de sua frequência cardíaca, digestão e outras coisas que você não controla conscientemente, comanda essa alternância do "serviço pesado" entre as narinas.
A abertura e o fechamento das duas passagens são feitos desinflando e inflando o tecido erétil do nariz, respectivamente. (O tecido erétil do nariz é análogo ao tecido erétil do órgão sexual.) O ciclo nasal, portanto, acontece o tempo todo. Mas, quando você está resfriado, gripado ou com rinite alérgica, o processo fica ainda mais evidente.
Há, pelo menos, duas boas razões para que o ciclo nasal exista:
Uma delas é a que faz com que nosso sentido de olfato se torne mais completo. Diferentes moléculas odoríferas degradam em velocidades diferentes, e os receptores de odor trabalham de acordo com essa variabilidade. Alguns odores são mais fáceis de detectar e processar em uma corrente de ar em movimento rápido (narina descongestionada), enquanto outros são mais bem detectados em uma corrente de ar mais lenta (narina congestionada).
O ciclo nasal também preserva o nariz em suas funções de filtrar e umidificar o ar, sendo estas a segunda razão. Pois o congestionamento alternado, propiciando um alívio temporário do fluxo de ar em cada narina, evita que a mucosa nasal resseque e sangre.

Nenhum comentário: