sábado, 12 de abril de 2014

606 - A cidade fantasma do amianto

Wittenoom, encontra-se na região de Pilbara, no deserto da Austrália Ocidental, mas você não vai encontrá-la nos mapas modernos. O nome, daquela que foi uma próspera cidade mineira, foi apagado.
 De 1943 até o encerramento da mina em 1966, mais de 165 mil toneladas de amianto foram extraídos e enviados para fora de Wittenoom. No entanto, o pouco conhecimento na época sobre os perigos do amianto possibilitou que a poeira tóxica, transportado pelas roupas dos mineiros, se espalhasse por toda a cidade, contaminando casas, jardins e escolas. Dos 20 mil homens, mulheres e crianças que trabalhavam ou viviam em Wittenoom, nas décadas de 1940 a 1970, prevê-se que cerca de 25% deles morrerão de doenças relacionadas ao amianto como asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma.
Foi só a partir de 1978 que se realizou uma evacuação em larga escala da cidade.
Desde essa evacuação, o governo australiano tem feito esforços para apagar a cidade dos mapas e até mesmo da história. Como diz um panfleto 2013: "Não vale a pena arriscar sua vida visitando Wittenoom". Mesmo assim, alguns residentes de longa data ainda teimam em viver por lá.
Extraído de Five Ghost Town Abandoned After Disasters, Atlas Obscura
Postagens relacionadas
280 - Vítimas de amianto na Itália
296 - A toalha de mesa de Carlos Magno
355 - Amianto: a polêmica do óbvio
494 - Uma vitória contra o amianto
594 - A ocorrência natural de amianto em Nevada, EUA

Nenhum comentário: