quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

1350 - A queimadura fractal

O Conselho da American Association of Woodturners (AAW), através do seu Comitê de Segurança, enfatiza os perigos associados ao processo conhecido como Lichtenberg, ou queima "fractal", uma técnica de embelezamento que utiliza corrente eléctrica de alta tensão para queimar padrões na madeira. Esta prática muitas vezes insegura e potencialmente fatal voltou a surgir nos noticiários e nas redes sociais, após um incidente com duas vítimas em abril de 2022.
Aprenda sobre os perigos ocultos
A queima fractal representa um risco oculto significativo de eletrocussão. Muitos dos vídeos do YouTube que mostram como construir estes dispositivos em casa não abordam adequadamente as preocupações de segurança inerentes. Muitos usuários pensam que estão seguros, mas o número de feridos graves e mortes diz o contrário.
A queima fractal matou e pode matar você
A AAW proibiu o uso deste processo em todos os seus eventos e proibiu artigos sobre o uso de um queimador fractal em todas as suas publicações. Os casos relatados de mortes por queimadura fractal variam de marceneiros amadores, passando por marceneiros experientes, até um eletricista com muitos anos de experiência trabalhando com eletricidade. Basta um pequeno erro e você está morto; não ferido, morto. Alguns dos que morreram tinham experiência no uso do processo e outros não. O que é comum a todos eles: a queima fractal os matou.
A eletricidade de alta tensão é um assassino invisível; o usuário não pode ver o perigo. É fácil ver o perigo de uma lâmina de serra girar. É muito óbvio que entrar em contato com uma lâmina em movimento causará ferimentos, mas em quase todos os casos uma lâmina giratória não o matará. Com a queima fractal, um pequeno erro e você está morto.
Isso é verdade quer você esteja usando um dispositivo caseiro ou fabricado.
Existem muitas maneiras de expressar sua criatividade. Não use queima fractal. Se você tiver um gravador fractal, jogue-o fora. Se você está estudando a queima fractal, pare agora e passe para outra coisa. Isso pode salvar sua vida. — Rick Baker, presidente do Comitê de Segurança da AAW
Até o momento em que esta nota foi escrita, em julho de 2021, 30 pessoas foram mortas usando um queimador fractal ao que conhecemos. Definitivamente há mais, mas eles simplesmente não foram divulgados na mídia.
Por que a queima de Lichtenberg é perigosa
A queima de Lichtenberg funciona passando eletricidade em altíssima voltagem entre dois eletrodos enquanto eles estão em contato com um pedaço de madeira. Um eletrólito (uma solução que conduz eletricidade) é frequentemente colocado na madeira para ajudar a eletricidade a se mover entre os dois eletrodos. A eletricidade busca o caminho de menor resistência enquanto gera calor ao longo da superfície da madeira e entre os eletrodos, queimando a madeira à medida que avança.
A eletrocussão acontece quando a eletricidade de alta voltagem entra por qualquer parte do corpo, passa pelo coração e sai do corpo. Se você segurasse um eletrodo de um queimador de Lichtenberg em cada mão enquanto a voltagem estivesse ligada, a eletricidade poderia fluir de uma mão, através do seu coração, e sair pela outra. Isso pode parar seu coração e matá-lo. O contato acidental da pele com um eletrodo energizado, o eletrólito, um fio solto ou até mesmo ficar sobre um piso condutor pode contribuir para condições que causam eletrocussão.
Extraído de: Fractal Burning Kills; AAW Reiterates the Dangers

Nenhum comentário: