quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

1347 - Diga "trinta e três"

"É a expressão que um paciente de língua latina (fr: trente-trois, it: trentatrè, ro: treizeci şi trei , esp: treinta y tres e pt: trinta e três) deve pronunciar quando um médico está ouvindo seus pulmões com o estetoscópio. De fato, o som TR ... TR ... faz os pulmões vibrarem, facilitando a detecção de uma possível anomalia respiratória."
https://www.archimedes-lab.org/numbers/Num24_69.html
Numberopedia, onde está a explicação acima, cometeu um equívoco de semiologia respiratória. No exame físico do tórax, que consta das seguintes etapas: inspeção, palpação, percussão e ausculta, o paciente é solicitado a dizer o "trinta e três" enquanto está sendo realizada a palpação.
Na palpação (tato) é quando se confere o frêmito toracovocal (FTV), isto é, a vibração transmitida das cordas vocais à parede torácica. A sensação tátil será percebida com a face palmar inferior da mão do examinador, enquanto o paciente pruncia palavras ricas em consoantes como "trinta e três".
De um modo geral, pode-se dizer que as afecções pleurais são "antipáticas" ao FTV. Nas condensações pulmonares, desde que os brônquios estejam permeáveis, o FTV torna-se mais nítido; enquanto nas atelectasias, com os brônquios estando ocluídos, o FTV fica diminuído ou mesmo ausente..
Os resultados coincidem com a manobra do FTV, porque as vibrações são facilmente percebidas no tórax pelo tato (FTV). Por isso, a ausculta da voz é pouco usada.
Quando se ausculta com nitidez a voz falada, chama-se pectorilóquia fônica; com a voz cochichada, pectorilóquia afônica.
Conheci um cirurgião torácico, Dr. Glauco Lobo (pai), que preferia utilizar-se da palavra "fevereiro" para conferir o FTV.

Nenhum comentário: