quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

1349 - O caso mais famoso de Robert Liston

Robert Liston (28 de outubro de 1794 – 7 de dezembro de 1847) foi um cirurgião escocês. Era conhecido por sua velocidade e habilidade em operar pacientes numa era anterior à anestesia, quando a velocidade fazia diferença em termos de dor e sobrevivência. Liston foi o primeiro professor de cirurgia clínica no University College Hospital, em Londres, e realizou a primeira operação pública utilizando anestesia moderna na Europa. Em 1837, publicou a "Practical Surgery", defendendo a importância das cirurgias rápidas: "estas operações devem ser realizadas com determinação e concluídas rapidamente."
O médico e romancista Richard Gordon, em "Great Medical Disasters" (apud Wikipedia) descreveu Liston como "o bisturi mais rápido de West End. Ele poderia amputar uma perna em 2 minutos". Gordon descreveu uma cena assim:
"Ele tinha um metro e noventa de altura e operava com um casaco verde-garrafa e botas de cano alto. Ele saltou sobre as tábuas manchadas pelo sangue de seu paciente desmaiado, suado e amarrado. E, como um duelista, a gritar 'Time me, gentlemen' (Tempo para mim, cavalheiros) para os estudantes que se esticavam (com os relógios de bolso nas mãos) nas galerias com grades de ferro. Todos juravam que o primeiro clarão de sua faca foi seguido tão rapidamente pelo raspar da serra no osso que a visão e o som pareciam simultâneos. Para deixar livres ambas as mãos, ele segurava a faca ensanguentada entre os dentes."
Naquela época, os cirurgiões operavam com sobrecasacas endurecidas pelo sangue - quanto mais rígido o casaco, mais prestigiado e orgulhoso o cirurgião."O pus era tão inseparável da cirurgia quanto o sangue" e "A limpeza era ao lado do pudor". Cita Sir Frederick Treves: "Não havia nenhum problema em não estar limpo... Na verdade, a limpeza estava fora de lugar. Era considerada uma doença e uma afetação. Um carrasco poderia muito bem cuidar das unhas antes de cortar uma cabeça". 
A conexão entre higiene cirúrgica, infecção e taxas de mortalidade materna no Hospital Geral de Viena só foi feita em 1847 pelo médico vienense Dr. Ignaz Philipp Semmelweis, da Hungria, após a morte de um colega próximo. Ele instituiu as práticas de higiene exortadas por Holmes e a taxa de mortalidade caiu.
Embora as contribuições pioneiras de Liston sejam homenageadas na cultura popular, elas são mais conhecidas na fraternidade médica e em disciplinas relacionadas.
  • Liston se tornou o primeiro professor de clínica cirúrgica no University College Hospital em Londres, em 1835.
  • Realizou a primeira operação pública na Europa, utilizando-se da anestesia moderna (éter), em 21 de dezembro de 1846.
  • Impactou de forma duradoura dois alunos de seus alunos: James Simpson , que viria a ser um pioneiro no uso do clorofórmio como anestésico; e Joseph Lister, pioneiro da técnica asséptica.
  • Inventou o esparadrapo transparente de cola de peixe, uma pinça bulldog (um tipo de pinça arterial de bloqueio) e uma tala para perna usada para estabilizar luxações e fraturas do fêmur, ainda usada hoje.
O caso mais famoso de Roberto Liston
Embora o livro "Great Medical Disasters", de Richard Gordon (1983), preste homenagem a aspectos do caráter e ao legado de Liston, conforme observado em outras partes deste artigo, é a descrição de alguns dos seus casos mais famosos que abriu caminho principalmente para o que é conhecido sobre Liston na cultura popular. 
Gordon descreve o que ele chama de o caso mais famoso de Liston em seu livro, conforme citado abaixo.
Estava Liston tão concentrado com a velocidade daquela amputação (dois e meio minutos) que ele, acidentalmente, cortou os dedos de seu assistente junto com a perna do paciente. E, quando ele voltou a empunhar a faca, acidentalmente cortou a aba do casaco de um espectador, que desmaiou no local.
Mais do que um simples desmaio, o espectador morreu a seguir de choque. Quanto ao paciente e ao assistente, como geralmente acontecia naqueles tempos pré-Listerianos, ambos faleceram de gangrena infecciosa nas enfermarias do hospital.
As três mortes tornaram a operação de Liston "a única com uma taxa de mortalidade de 300%". Mas, como nenhuma fonte primária confirma, é possível que essa cirurgia não tenha acontecido.
http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Liston
http://pt.quora.com/Qual-cirurgia-por-se-s%C3%B3-teve-a-maior-taxa-de-mortalidade (imagem)
http://www.theatlantic.com/health/archive/2012/10/time-me-gentlemen-the-fastest-surgeon-of-the-19th-century/264065/

Nenhum comentário: