quinta-feira, 26 de outubro de 2023

1331 - O novo normal em temperatura corporal

Como chegamos a 37,0°C para a temperatura corporal normal? Conseguimos isso com o médico alemão Carl Reinhold August Wunderlich.
Em 1851, Wunderlich divulgou suas medições de mais de 1 milhão de temperaturas corporais obtidas de 25 mil alemães – um processo meticuloso na época, que empregava um termômetro de 30 centímetros de comprimento e levava 20 minutos para obter uma medição.
A temperatura média medida, claro, foi de 37° C.
Já estamos há mais de 150 anos após Wunderlich e a pessoa média nos Estados Unidos pode ser um pouco diferente do alemão médio de 1850. Além disso, podemos fazer muito melhor do que apenas medir uma tonelada de pessoas e calculando a média, porque temos estatísticas. O problema de medir um monte de gente e considerar a temperatura média como normal é que você não pode ter certeza de que as pessoas que você está medindo são normais. Existem causas óbvias de temperatura elevada que você pode excluir. Não vamos levar em consideração pessoas com infecção respiratória ou que estejam tomando Tylenol, por exemplo. Mas, conforme destacado neste artigo no JAMA Internal Medicine, podemos fazer muito melhor do que isso.
O estudo aproveita o fato de que a temperatura corporal é normalmente medida durante todas as consultas médicas e registrada no sempre presente prontuário eletrônico.
Pesquisadores de Stanford identificaram 724.199 consultas de pacientes com dados de temperatura ambulatorial. Eles excluíram temperaturas extremas — menores que 34° C ou maiores que 40° C —, excluíram pacientes com menos de 20 ou mais de 80 anos e excluíram aqueles com extremos de altura, peso ou IMC.
Você acaba com uma distribuição como esta. Observe que o pico é claramente inferior a 37° C.
Mas ainda não estamos no “normal”. Algumas pessoas consultariam o médico para problemas que afetam a temperatura corporal, como infecções. Você poderia usar códigos de diagnóstico para sinalizar esses indivíduos e descartá-los, mas isso parece um pouco arbitrário.
Então, qual é a temperatura normal real?
É 36,64° C, ou cerca de 98,0° F.
É claro que a temperatura normal variou dependendo da hora do dia em que foi medida – mais alta à tarde.
A temperatura normal nas mulheres tende a ser mais elevada do que nos homens. A temperatura normal também diminuiu com a idade.
Na verdade, os pesquisadores criaram uma bela calculadora on-line onde você pode inserir seus próprios parâmetros ou os do paciente e calcular a temperatura corporal normal para eles.
Então, todos nós temos mais sangue frio do que pensávamos. Isso se deve apenas a métodos melhores? Talvez. Mas estudos demonstraram que a temperatura corporal pode diminuir ao longo do tempo nos seres humanos , possivelmente devido aos níveis mais baixos de inflamação que enfrentamos na vida moderna (graças a melhorias na higiene e nos antibióticos).

Nenhum comentário: