quarta-feira, 18 de outubro de 2023

1330 - Como se pode observar um eclipse do Sol em segurança?







Um eclipse do sol pode ser observado de duas formas: direta ou indiretamente.
A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções, e pode ser feita com o uso de um instrumento especialmente adaptado para esse fim.
A primeira coisa que temos de lembrar é de que nunca se deve olhar diretamente para o Sol, seja em dia de eclipse ou não, uma vez que a observação direta do Sol pode causar danos permanentes aos olhos (retinopatia solar).
Assim, o ideal é que se use filtros para a observação. Entretanto, também é importante o uso de filtros adequados e, mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (ISO 12312-2).
É ainda mais importante ressaltar que observar o sol com algum instrumento óptico como binóculo ou telescópio só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a serem utilizados Portanto, não utilize nenhum instrumento para a observação que não tenha sido preparado por profissionais. Não observe o Sol com óculos escuros tradicionais, binóculos ou chapas de RX.
Lembre-se de que crianças devem ser especialmente orientadas a fazer a observação de forma segura e acompanhadas de adultos e profissionais experientes.
Já a observação indireta é aquela feita através de uma projeção, sem o auxílio de qualquer instrumento óptico.
Um método bastante simples e eficiente é aquele em que um furo é feito em um papel ou papelão e este então é posicionado de forma a apontar para o Sol. Assim, a imagem do Sol é projetada num anteparo localizado atrás da folha, o que pode ser uma parede, outro papel ou qualquer superfície limpa. Em hipótese alguma se pode olhar para o sol através do furo que foi feito no papel.
Outro método é através do uso de uma caixa de papelão onde um furo é feito numa das paredes, por onde entra a luz do Sol, que é então projetado na parede oposta. Você pode deixar a caixa destampada ou fazer uma pequena janela, através da qual poderá verificar a projeção do Sol.
Uma ideia bastante interessante seria fazer o contorno da parte escura do sol sobre a projeção para acompanhar a variação do eclipse com o tempo.

Nenhum comentário: