quinta-feira, 5 de outubro de 2023

1328 - Navegar na internet: uma forma de mitigar o risco de demência?

Nova pesquisa indica que a navegação regular, mas não excessiva, na internet por pessoas a partir de 50 anos de idade possa estar associada a uma redução no risco de demência.
Os pesquisadores acompanharam mais de 18.000 pessoas a partir de 50 anos e identificaram uma associação entre o uso regular da internet e uma redução de cerca de 50% no risco de demência, em comparação com seus pares que não navegavam na internet com regularidade.
Um tempo de uso prolongado também foi associado a redução do risco de demência, embora o uso diário excessivo parecesse afetar adversamente esse risco.
"O engajamento on-line pode desenvolver e manter a reserva cognitiva. E o aumento da reserva cognitiva, por sua vez, pode compensar o envelhecimento cerebral e reduzir o risco de demência", explicou ao Medscape a pesquisadora Gawon Cho, doutoranda na New York University School of Global Public Health, nos Estados Unidos.
O estudo foi publicado on-line em 3 de maio no periódico Journal of the American Geriatrics Society.[...]
Curva em forma de U
Uma associação em forma de U foi encontrada entre as horas diárias de engajamento on-line, em que o menor risco foi observado naqueles com 0,1 a 2 horas de uso (em comparação com 0 hora de uso). O risco aumentou de forma "monótona" após 2 horas, com 6,1 a 8 horas de uso mostrando o maior risco.
Este achado não foi considerado estatisticamente significativo, mas a "tendência sistemática em forma de U é uma sugestão preliminar de que o engajamento on-line excessivo possa ter efeitos cognitivos adversos em adultos mais velhos", observaram os pesquisadores.
Hide the pain, Harold (Esconda a dor, Haroldo)
É um meme da internet baseado em uma série de fotos de András István Arató, um engenheiro aposentado húngaro. Em 2011, ele se tornou assunto de um meme devido a sua expressão facial e seu sorriso aparentemente falso. Tudo começou com as viagens recreativas que ele fez para países estrangeiros como Turquia e Rússia. Durante suas férias na Turquia, ele decidiu postar fotos pessoais no site de mídia social iWiW, que foram notadas. Não apenas por amigos que viram suas fotos, mas também por um fotógrafo profissional, que o contatou dizendo que estava procurando um modelo e lhe ofereceu um convite para uma sessão de fotos. Arató aceitou a oferta e o fotógrafo tirou algumas fotos, que tanto ele quanto Arató gostaram. Ele foi convidado para mais sessões e centenas de fotos foram feitas. Ele concordou que as fotos fossem usadas para fins gerais, exceto em política, religião e sexo, pois achava que esses tópicos são delicados para muitas pessoas. Logo, internautas dos Estados Unidos começaram a postar fotos de Arató, depois a prática se espalhou pela Europa e, posteriormente, pelo resto do mundo. Como fechar uma página da web não funciona (pois o conteúdo do meme em seguida reaparece), ele então aceitou seu status de meme.

Nenhum comentário: