terça-feira, 21 de julho de 2015

760 - Um novo papel para o Twitter

Ferramenta de pesquisa no Twitter permite descobrir interações farmacológicas potencialmente perigosas
Uma equipe de cientistas inventou uma nova técnica para descobrir as interações medicamentosas potencialmente perigosas e os efeitos colaterais desconhecidos – antes que eles apareçam nos bancos de dados médicos, como PubMed, ou até mesmo antes de que médicos e pesquisadores tenham ouvido falar deles.
Uma ferramenta perspicaz? Um programa de computador que pode eficientemente procurar milhões de tweets no Twitter para os nomes de muitas drogas e medicamentos – e construir um mapa de como eles estão conectados, usando o #hashtags que os liga.
"Nosso novo algoritmo é uma ótima maneira de fazer descobertas que podem ser acompanhadas e testadas por especialistas como investigadores clínicos e farmacêuticos, disse Ahmed Abdeen Hamed, um cientista informático na Universidade de Vermont, que liderou a criação da nova ferramenta. Um relatório sobre como funciona o algoritmo e suas descobertas preliminares, foi publicado no Journal of Biomedical Informatics.
"Podemos não saber o que é a interação, mas com essa abordagem podemos rapidamente encontrar evidências claras de drogas que estão associadas entre si através de hashtags", disse Hamed.
Referências
Ahmed Abdeen Hamed, Xindong Wu, Robert Erickson, Tamer Fandy. Twitter K-H networks in action: Advancing biomedical literature for drug search. Journal of Biomedical Informatics, 2015; 56: 157 DOI: 10.1016/j.jbi.2015.05.015
Fonte Science Daily

Nenhum comentário: