quinta-feira, 30 de julho de 2015

763 - O papel da microbiota na prevenção de alergias

O corpo humano é habitado por bilhões de bactérias simbióticas, criando uma diversidade que é única para cada indivíduo. A microbiota está envolvida em muitos mecanismos importantes, incluindo a digestão, a síntese de vitaminas e a defesa do hospedeiro. Está bem estabelecido que uma perda de bactérias simbiontes promove o desenvolvimento de alergias. Os cientistas do Instituto Pasteur conseguiram explicar esse fenômeno e demonstrar como a microbiota age sobre o equilíbrio do sistema imunológico: a presença de microrganismos bloqueia especificamente as células do sistema imunológico responsáveis por desencadear alergias. Estes resultados são publicados na revista Science.
A hipótese da higiene sugere uma associação entre o declínio das doenças infecciosas e o aumento de doenças alérgicas em países industrializados. Melhorias nos níveis de higiene conduzem necessariamente a um reduzido contato com microrganismos o qual é acompanhado por um aumento da incidência de doenças alérgicas e autoimunes.
Estudos epidemiológicos comprovaram esta hipótese, mostrando que as crianças que vivem em contato com animais da fazenda – e, portanto, com mais agentes microbianos – desenvolvem menos alergias durante a sua vida. Por outro lado, estudos experimentais demonstram que administrar antibióticos aos ratos nos primeiros dias de vida resulta em perda de microbiota e, posteriormente, em um aumento da prevalência de alergia.
Referência
C. Ohnmacht, J.-H. Park, S. Cording, J. B. Wing, K. Atarashi, Y. Obata, V. Gaboriau-Routhiau, R. Marques, S. Dulauroy, M. Fedoseeva, M. Busslinger, N. Cerf-Bensussan, I. G. Boneca, D. Voehringer, K. Hase, K. Honda, S. Sakaguchi, G. Eberl. The microbiota regulates type 2 immunity through ROR t T cells. Science, 2015; DOI: 10.1126/science.aac4263

Nenhum comentário: