segunda-feira, 6 de julho de 2015

755 - A história viral de uma pessoa

Que vírus invadiram seu corpo ao longo de sua vida? 
Agora você pode saber. Pesquisadores desenvolveram um teste baseado no DNA do sangue que pode determinar a história viral de uma pessoa. Com essa técnica, esperam também fazer a detecção precoce de condições clínicas, tais como a hepatite C, e eventualmente encontrar a explicação do que desencadeia certas doenças auto-imunes e cânceres.
O novo teste, conhecido como VirScan, de acordo com um estudo recém-publicado na revista Science, realiza a triagem no sangue para a detecção de anticorpos contra 206 espécies de vírus conhecidos que infectam os seres humanos. O sistema imunológico, que produz anticorpos específicos quando encontra um determinado vírus, pode continuar a produzir esses anticorpos décadas após a infecção desaparecer. VirScan detecta os anticorpos e utiliza-os como uma janela no tempo para criar um relatório de quase todos os vírus que um indivíduo encontrou. É uma alternativa dramática para as ferramentas de diagnóstico atualmente existentes, que testam apenas para um único vírus suspeito de cada vez.
"A abordagem é inteligente e corresponde a um tour de force tecnológico", diz Ian Lipkin, professor de epidemiologia e diretor do Centro de Infecção e Imunidade da Universidade de Columbia, que não esteve envolvido na criação do VirScan. "Ele tem o potencial de revelar os vírus que as pessoas encontraram recentemente ou muitos anos antes. Portanto, esta é uma ferramenta de pesquisa poderosa."
Ler mais...
N. do E.
Na busca deste assunto na internet não confundir VirScan om VirSCAN. O segundo é um serviço de rastreamento online para a verificação de arquivos infectados.

Nenhum comentário: