segunda-feira, 19 de julho de 2010

168 - Óculos autoajustáveis

Distribuição de óculos lança novo olhar para a luta contra a pobreza

Por DOUGLAS HEINGARTNER
VEGHEL, Holanda - Fornecer óculos aos pobres pode ser um dos investimentos mais valiosos no mundo em desenvolvimento. Centenas de milhões de pessoas - há quem estime em até 2 bilhões - não têm lentes corretivas que lhes permitam levar vidas melhores e mais produtivas.
Um estudo publicado em junho de 2009, numa revista da Organização Mundial da Saúde, estimou em US$ 269 bilhões por ano o custo em produtividade perdida por causa de problemas de visão. Além do mais, combatê-los precocemente pode evitar a cegueira no futuro.
Agora há esforços para distribuir óculos baratos em grande escala. Uma tecnologia promissora é a dos óculos autoajustáveis, em que usuários destreinados acertam o foco sozinhos em menos de um minuto, reduzindo muito a necessidade de oftalmologistas, que são raros na África e em muitas partes da Ásia. (...)
Link (exclusivo para assinantes UOL)

Dr. Nelson Cunha, oftalmologista em Minas Gerais, comentou o artigo: "Não há muito sentido em deixar que o usuário decida qual a melhor lente. O míope, por exemplo, vai escolher sempre algumas dioptrias a mais e os hipermétropes, a menos. Os astigmatismos não são corrigidos com esse óculos. Vale pela curiosidade e pelo fato de que é melhor uns óculos doados do que nenhum."

Publicado em EntreMentes

Nenhum comentário: