domingo, 25 de julho de 2010

174 - Doenças respiratórias em números

As doenças respiratórias representam um grave problema de saúde pública no Brasil. Para enfatizar a importância delas, a Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT), em seu último boletim (janeiro / março de 2010), divulga os seguintes números:
  • O Brasil é o 8º país no mundo em prevalência de asma. Aproximadamente 20 por cento dos brasileiros têm ou já tiveram algum sintoma da doença. Registram-se, a cada ano, quase 400 mil internações hospitalares por asma.
  • As doenças respiratórias são a 2ª maior causa de internações hospitalares, atrás apenas das gestações e partos. Pneumonia, asma e DPOC somadas representam 12 por cento das autorizações de internações hospitalares (AIHs) do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que atinge cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil, é a 5ª doença mais letal. Produz cerca de 30 mil mortes, anualmente.
  • Os distúrbios respiratórios são a maior causa de óbitos nas crianças menores de 1 ano e nos adultos com idade superior a 60 anos.
  • A cada ano, ainda surgem 80 mil casos novos de tuberculose no país. Esta doença é a 4ª causa de morte por doenças infecciosas em adultos e a 1ª em pacientes com AIDS.
Publicado em EntreMentes

Nenhum comentário: