quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

1342 - Aparelho de transfusão de sangue tipo Jubé

Seringa para transfusão de sangue, com acessórios em caixa de metal.
Este aparelho de transfusão de sangue tem duas extremidades, o que significa que o doador e o receptor de sangue podiam ser conectados ao mesmo dispositivo. Todo o processo durava trinta minutos.
Foi inventado pelo Dr. Louis Jubé, cujo nome está impresso na tampa da lata. A inscrição se traduz como "Exército Real Italiano". Acredita-se que este objeto tenha sido usado por Sir John Boyd, provavelmente Sir John Smith Knox Boyd (1891–1981), um bacteriologista britânico. Ele fez parte do Royal Army Medical Corps durante a Segunda Guerra Mundial e foi responsável pelos serviços de transfusão de sangue e vacinação no Oriente Médio.
Science Museum Group. Jubé-type blood transfusion apparatus, Paris, France, 1900-1945. A600460Science Museum Group Collection Online. Accessed September 15, 2023. https://collection.sciencemuseumgroup.org.uk/objects/co142951/jube-type-blood-transfusion-apparatus-paris-france-1900-1945-blood-transfusion-apparatus.
Alguns centros médicos da antiga União Soviética utilizaram a transfusão de sangue de cadáveres nas décadas de 20 a 40. É preciso lembrar que na época não existiam bancos de sangue e as transfusões entre vivos eram feitas braço-a-braço com um aparato chamado Jubé.
https://pt.quora.com/Paulo_Cezar

Nenhum comentário: