quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

1341 - A Cúpula do Éter no Mass General


Réplica do inalador usado por Morton na
1.ª demonstração pública de cirurgia c/ éter
William TG Morton fez história em 16 de outubro de 1846, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, agora conhecido como Ether Dome, quando demonstrou a primeira cirurgia pública usando anestésico (éter).
No outono de 1846, três homens fizeram história dentro do anfiteatro cirúrgico do Edifício Bulfinch do Hospital Geral de Massachusetts. O dentista William TG Morton administrou éter a um paciente chamado Edward G. Abbott, que tinha um tumor na mandíbula. Quando Abbott ficou inconsciente, o cirurgião John Collins Warren, MD, inclinou-se sobre o paciente e começou a remover o tumor.
Para surpresa do público, Abbott não gritou de dor durante o procedimento. Pela primeira vez em público, um médico realizou um procedimento cirúrgico usando éter como anestésico. O evento inaugurou a era da cirurgia sem dor, e o anfiteatro do hospital seria conhecido para sempre como Ether Dome.
Entre 1821 e 1868, mais de 8.000 operações foram realizadas no Ether Dome. Hoje é um anfiteatro didático e um marco histórico. Os visitantes podem explorar a arquitetura única e uma pequena coleção de artefatos, incluindo uma pintura a óleo da famosa primeira cirurgia, uma múmia egípcia e instrumentos cirúrgicos antigos.
Criando a pintura da Cúpula do Éter
O evento foi capturado na época em fotografias e pinturas. Em 2000, os chefes de serviço e médicos do Mass General contrataram os pintores Warren e Lucia Prosperi para criar a pintura Ether Dome. Um presente para o hospital, a pintura imortaliza a cirurgia inovadora na mesma sala onde o drama se desenrolou.
Para garantir um resultado realista, os Prosperis refizeram a cirurgia no Ether Dome, com os médicos do Mass General assumindo os papéis dos participantes originais. Warren Zapol, MD, chefe de Anestesia e Cuidados Intensivos, estrelou como Dr. Morton, enquanto Philip Kistler, MD, diretor da Mass General Stroke Unit, interpretou o Dr. Warren.
Membros do Departamento de Artes Cênicas do Emerson College equiparam os atores com réplicas de relógios de bolso, monóculos, gravatas e sobrecasacas do século XIX. O conjunto ainda apresentava a mesma cadeira estofada de veludo marrom em que Abbott se sentou mais de 150 anos antes.
À medida que as lâmpadas das câmeras piscavam, os Prosperis orientaram os atores a fazerem várias poses e imitarem as expressões faciais de seus antecessores. Alguns médicos que viraram atores interromperam para protestar que a incisão no tumor de plástico e látex do paciente era “muito limpa, muito limpa”. Em resposta, a equipe de maquiagem aplicou obedientemente mais sangue falso.
Desvendando uma pintura que conecta o passado ao futuro
Das dezenas de fotos tiradas, os Prosperis criaram 20 retratos em miniatura. Os artistas referiram-se a essas fotos de perto enquanto pintavam, transformando as características dos modelos modernos nos rostos dos seus homólogos do século XIX. Quase um ano depois, a equipe do hospital apresentou o mural de 3 por 7 pés à comunidade médica durante a celebração anual do Dia do Éter no hospital.
A recriação do espetáculo Ether Dome deixou uma impressão duradoura em pelo menos um chefe de serviço do Mass General. Zapol (ou seja, Dr. Morton) passou o dia usando um bigode colado e costeletas de carneiro que levaram mais de duas horas para os maquiadores aplicarem. Para o Dr. Zapol, qualquer desconforto que sentiu foi um pequeno preço a pagar para se tornar parte da história.
“Fazer isso foi maravilhoso”, disse ele. "[Os Drs. Morton e Warren] estavam refazendo o mundo. Enquanto eu interpretava Morton, fiquei pensando: 'O cara tinha apenas 25 anos, era apenas uma criança quando fez isso. Ele tinha ousadia, era um empresário.' Isso é o que eu estava tentando transmitir."

Nenhum comentário: