quinta-feira, 16 de novembro de 2023

1334 - Uma versão moderna do mapa de John Snow

Re: http://airblog-pg.blogspot.com/2018/12/1076-john-snow-pioneiro-da-epidemiologia.html
Por volta de 1854, Londres foi o epicentro de uma devastadora epidemia de cólera. Naquela época, um médico chamado John Snow decidiu investigar a verdadeira causa da rápida propagação da doença. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Snow não estava convencido de que as ideias gerais da época, as dos miasmas e do "ar corrompido", fossem as culpadas.
Snow considerou um método mais científico e analítico para entender o que estava acontecendo. Ele começou a anotar – ou, como diríamos hoje, georreferenciar – cada caso de cólera em um mapa da área afetada, técnica pouco comum na época. Este mapa tornou-se uma ferramenta crucial para ajudá-lo a visualizar a ligação entre os casos de cólera e a sua verdadeira origem.
À medida que o mapa foi tomando forma, tornou-se evidente que a maioria dos casos estava concentrada em torno de uma determinada bomba de água na Broad Street. Essa constatação foi fundamental, pois apontou que a doença era transmitida pela água contaminada, e não pelo ar. O mapa de Snow foi uma evidência tangível que ajudou a mudar a percepção geral da transmissão de doenças.
O mapa do vídeo, recriado por Sarah Bell com After Effects, é igual ao de Snow e usa o mesmo mapa da cidade, mas animado, contando as mortes diárias.
John Snow não só ajudou a compreender e controlar o surto de cólera da época, mas também inaugurou a epidemiologia moderna. A sua abordagem prática e a utilização engenhosa dos dados demonstraram que, com uma observação cuidadosa e a ferramenta de análise crítica, foi possível compreender e controlar melhor as doenças transmissíveis.
Snow não tinha um PC ou After Effects para criar um mapa tão visualmente atraente e fácil de entender quanto o do vídeo. Mas a sua versão original em papel, com dados meticulosamente anotados, salvou inúmeras vidas e tem continuado a fazê-lo desde então.

Nenhum comentário: