quinta-feira, 9 de novembro de 2023

1333 - Vacinas contra a Covid-19

Há dez vacinas contra a COVID-19 aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para as quais foram emitidas recomendações de uso e que são produzidas pelos seguintes fabricantes: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford, Janssen, Moderna, Sinopharm, Sinovac, Bharat, Novavax, Casino e Valneva. A OMS continua a avaliar outras vacinas em testes clínicos e pré-clínicos. Além disso, a autoridade regulatória nacional (ARN) de alguns países autorizou o uso de outras vacinas contra a COVID-19 em seu território.
Como uma vacina é autorizada para uso?
1. Por meio da Lista de Uso Emergencial (EUL) da OMS: o procedimento EUL da OMS é um procedimento baseado em risco para avaliar e listar vacinas, terapias e diagnósticos in vitro não licenciados com o objetivo de acelerar a disponibilidade desses produtos para as pessoas afetadas por uma emergência de saúde pública. Ele também permite que os países acelerem sua própria aprovação regulatória para importar e administrar vacinas contra a COVID-19. Após uma avaliação rigorosa dos dados clínicos fornecidos pelos fabricantes de vacinas, o processo EUL decide se a OMS emitirá uma recomendação para o uso de uma vacina específica contra a COVID-19 em todos os países do mundo. Se houver dúvidas sobre sua segurança ou eficácia, a vacina não receberá uma recomendação.
2. Por uma autoridade reguladora nacional (ARN): os fabricantes de vacinas contra a COVID-19 fornecem informações sobre os resultados dos ensaios clínicos para demonstrar a eficácia dessas vacinas na prevenção da doença. As agências reguladoras nacionais analisam esses dados e emitem uma licença para que a vacina seja usada em seu território. Sem essa autorização nacional, a vacina não pode ser usada no país. A eficácia e a segurança das vacinas continuam a ser monitoradas de perto mesmo após sua introdução em um país.
Para obter mais informações, acesse: https://www.paho.org/pt/vacinas-contra-covid-19/perguntas-frequentes-vacinas-contra-covid-19
O conteúdo é atualizado à medida que mais informações são disponibilizadas.
  • Perguntas gerais
  • Desenvolvimento de vacinas
  • Segurança da vacina
  • Quem pode ser vacinado?
  • Após a vacinação
  • Mitos e fatos

Nenhum comentário: