quinta-feira, 31 de outubro de 2019

1121 - Talco e preocupações com asbesto

A Johnson &Johnson anunciou um recall nos Estados Unidos de seu popular Johnson's Baby Powder devido a baixos níveis de contaminação por asbesto (amianto). O recall, que é limitado a um lote do talco comercializado nos Estados Unidos, vem em resposta a um teste da Food and Drug Administration dos EUA que encontrou níveis de contaminação por amianto crisotila em uma amostra.
A empresa observou que os níveis encontrados não eram superiores a 0,00002% e que, nesta fase inicial de sua investigação sobre o assunto, não pode confirmar se ocorreu contaminação cruzada ou se o o produto testado é autêntico. A J&J "iniciou imediatamente uma investigação rigorosa e completa sobre esse assunto e está trabalhando com a FDA para determinar a integridade da amostra testada e a validade dos resultados dos testes".
A empresa "possui um rigoroso padrão de testes para garantir que o talco seja seguro e anos de testes, incluindo os testes do próprio FDA em ocasiões anteriores - e recentemente no mês passado - não encontraram asbesto. Milhares de testes nos últimos anos 40 anos confirmam repetidamente que nossos produtos de talco para consumo não contêm amianto".
O talco e o amianto são minerais naturais que podem ser encontrados em locais próximos. Ao contrário do talco, o amianto é um agente cancerígeno conhecido. Existe o potencial de contaminação do talco com o asbesto e, portanto, é importante selecionar o talco a ser utilizado.
Um relatório da Reuters, publicado no ano passado, disse que a empresa está ciente há décadas da presença de amianto em seu talco para bebês, mas não divulgou essa informação.
Processos foram movidos contra a empresa nos Estados Unidos, alegando que o amianto no pó de talco causa câncer. Alguns desses casos obtiveram sentenças contra a J&J com indenizações multimilionárias para os demandantes.

Nenhum comentário: