quinta-feira, 7 de novembro de 2019

1122 - Criptosporidiose: a propagação é evitável

Recentemente, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou um relatório sobre as tendências dos últimos surtos causados pelo Crypto, mais conhecido formalmente como Cryptosporidium. Durante o período 2009-2017, foram notificados 444 surtos desse parasita nos Estados Unidos, resultando em 7.465 casos de criptosporidiose, dos quais 285 exigiram hospitalização e 1 terminou em morte. A cada ano, o aumento de surtos é de cerca de 13%.
 Assim como muitos outros agentes infecciosos que atacam o sistema digestivo, o Crypto causa diarréia aquosa que pode durar até três semanas, além de cólicas estomacais, vômitos e desidratação. Enquanto a maioria das pessoas supera a experiência desagradável sem grandes consequências e até mesmo algumas não percebem seus sintomas, a doença pode ser fatal naqueles indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido.
O Cryptosporidium é um dos patógenos entéricos muito comuns no mundo. Pode ser adquirido através do manuseio de gado, em hospitais, viveiros ou através do contato direto com pessoas infectadas. Mas, de acordo com o CDC, a principal fonte de infecção, que cobre 35% do total de surtos, são piscinas públicas.
Você pode atribuir os surtos a essas piscinas com manutenção deficiente, mas o Crypto pode resistir a ambientes tratados com cloro por vários dias. E apenas um germe é suficiente para alguém acabar doente. Mas neste caso, como em muitos outros, o verdadeiro culpado não é esse germe, é o ser humano.
Dito isto, é muito provável que tenha havido casos de criptosporidiose e outras doenças causadas por banhistas adultos, que deveriam saber que nunca se deve entrar em uma piscina enquanto estiver com diarreia. Então, se você ou seus filhos tiverem diarréia, não entrem na piscina . Aguardem pelo menos duas semanas após a última evacuação diarréica para fazê-lo.
A propósito, não faz mal fazer esta última recomendação: tente não engolir água da piscina.
Fontes:
Cryptosporidiosis Outbreaks — United States, 2009–2017, CDC
Grandes Medíos

Nenhum comentário: