sábado, 17 de março de 2018

1037 - O efeito Doppler

É um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas por um objeto que está em movimento com relação a um observador. Foi-lhe atribuído este nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler (29 de novembro de 1803 - 17 de março de 1853), que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842.
Quem foi Christian Doppler
Físico austríaco que descreveu como a frequência observada de ondas sonoras é afetada pelo movimento relativo da fonte e do detector. Em 1845, para testar sua hipótese, Doppler usou dois conjuntos de trompetistas: um conjunto estacionário em uma estação de trem e um outro movendo-se em um trem aberto, todos segurando a mesma nota. À medida que o trem passava pela estação, era óbvio que a frequência das notas dos dois grupos não coincidia. As ondas sonoras teriam uma frequência mais alta se a fonte se movesse em direção ao observador e uma freqüência mais baixa se a fonte estivesse se afastando do observador.
Edwin Hubble usou o efeito Doppler da luz de estrelas distantes para determinar que o universo está se expandindo. E, na medicina, a ecocardiografia utiliza-se deste efeito para medir a direção e velocidade do fluxo sanguíneo.
Um efeito interessante predito por Lord Rayleigh no seu livro clássico sobre o som: se a fonte está se movendo com o dobro da velocidade do som, uma música emitida por esta fonte seria ouvida no tom e compasso certos, mas de trás para a frente.

Nenhum comentário: