quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

1024 - Mãe da Enfermagem

Ao bisbilhotar no YouTube à procura de um documentário inglês chamado a "A BELEZA DOS DIAGRAMAS", logo no primeiro episódio deparei-me com esta heroína e estatística da Guerra da Crimeia (1853-1856), de nome Florence Nightingale, que salvou a vida de muita gente com o seu diagrama que demonstrou, de forma cabal, que estava morrendo muito mais soldados feridos, à falta das condições sanitárias mínimas nos hospitais ingleses, do que nas refregas propriamente. Alem do mais, uma grande humanista. ~ Jaime Nogueira
Pensamentos de Florence
É necessária uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado.
A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados.
Eu uso a palavra Enfermagem na falta de uma melhor. Ela tem sido limitada para significar pouco mais do que a administração de medicamentos e a aplicação de emplastros. Ela deve significar o uso adequado de ar fresco, luz, calor, limpeza, tranquilidade, a seleção adequada e a administração de uma dieta - tudo à menor despesa de energia vital para o paciente.
A lei é a manifestação contínua da presença de Deus - não uma razão para acreditar na sua ausência.
Eu atribuo o meu sucesso a isto: eu nunca desisto ou dou alguma desculpa.
Estou convencida de que os maiores heróis são aqueles que fazem o seu dever na rotina diária de assuntos domésticos, enquanto o mundo gira de forma enlouquecedora.
Se eu pudesse dar-lhe informações da minha vida seria para mostrar como uma mulher de capacidade muito comum tem sido liderada por Deus em caminhos estranhos e não acostumados a fazer em Seu serviço o que Ele tem feito nela. E se eu pudesse dizer-lhe tudo, você iria ver como Deus fez tudo, e eu nada. Eu tenho trabalhado duro, muito duro, isso é tudo; e eu nunca recusei nada a Deus.
As mulheres nunca têm uma meia-hora em todas as suas vidas que elas possam chamar de sua, sem medo de ofender ou de ferir alguém. Por que as pessoas se sentam tão tarde, ou, mais raramente, se levantam tão cedo? Não é porque o dia não é o suficiente, mas porque elas não têm nenhum momento do dia para si mesmas.
Viva a vida quando você a tiver. A vida é um presente maravilhoso - não há nada de pequeno nisso.
O primeiro requisito de um hospital é que ele jamais deveria fazer mal ao doente.
Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos. Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento. Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.Escolhi o branco porque quero transmitir paz. Escolhi estudar métodos de trabalho porque os livros são fonte de saber. Escolhi ser Enfermeira porque amo e respeito a vida!
Ver também: 
990 - Os métodos gráficos de Florence Nightingale

Nenhum comentário: