domingo, 10 de dezembro de 2017

1023 - Os postulados de Koch

O Doodle Google de hoje homenageia Robert Koch (1843 -1910). Ele recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1905 pela descoberta da bactéria que causa a tuberculose. Mas, o mais importante: Koch foi o cientista que descobriu como estudar bactérias.
Ele primeiro isolou culturas de bactérias em fatias de batata, depois se tornou uma dos primeiros a adotar a placa de Petri (o Doodle Google de hoje inclui imagens de ambos). Koch também foi pioneiro no uso de ágar que, ainda hoje, mais de um século depois, é o meio usado para a maioria das culturas bacterianas. Sem o seu trabalho, não poderíamos estudar como as bactérias crescem, como combatê-las ou quais produtos químicos potencialmente úteis elas produzem.
Koch também lançou as bases para a bacteriologia moderna, descrevendo os quatro critérios para ligar uma doença a um patógeno.
  1. O organismo deve sempre estar presente, em todos os casos da doença. 
  2. O organismo deve ser isolado de um hospedeiro contendo a doença e cultivado em cultura pura. 
  3. As amostras do organismo retirado da cultura pura devem causar a mesma doença quando inoculadas em um animal saudável e suscetível no laboratório. 
  4. O organismo deve ser isolado do animal inoculado e deve ser identificado como o mesmo organismo do hospedeiro inicialmente doente. 
Ele usou estes postulados para descobrir as bactérias que causam o antraz (em 1876), a tuberculose (em 1882) e a cólera (em 1884). Utilizando-se dos métodos de Koch, outros cientistas encontraram as bactérias responsáveis por várias outras doenças, inaugurando em torno da virada do século XX o que foi chamado de Era de Ouro da Bacteriologia.

Nenhum comentário: