terça-feira, 2 de dezembro de 2014

684 - Para a alegria da vida

O mamilo do guitarrista
A fissura do mamilo, também conhecido como mamilo do corredor (foto), do ciclista, do surfista, do halterofilista, do guitarrista etc. é uma condição que pode ser causada pela fricção repetida de uma camisa (T-shirt) ou de outra roupa da parte superior do corpo (inclusive do interior de um emblema) contra os mamilos durante um período prolongado de exercício.
Resultam disso: dor, secura ou irritação, sangramento em um ou ambos os mamilos.
(A patologia também pode acontecer em mulheres que amamentam.)
Hoax
Em 1974, a médica britânica Elaine Murphy, leu uma carta no British Medical Journal (BMJ) sobre o "mamilo do guitarrista", e pensou que a correspondência fosse uma piada, Então, escreveu uma carta para o BMJ e enviou-a com a assinatura do marido.
Para sua surpresa, o jornal a publicou:
Sir,
Embora eu nunca tenha visto o mamilo do guitarrista, como relatado pelo Dr. P. Curtis (27 de abril, p 226), uma vez me deparei com um caso de cello scrotum (escroto de violoncelista) causado pela irritação do corpo do violoncelo. O paciente em questão era um músico profissional e tocava esse instrumento em práticas, ensaios e concertos durante várias horas por dia.
JM Murphy 
A condição foi referenciada em outras revistas médicas nos anos que se seguiram. Quando foi mencionada novamente no BMJ, em 2008, o casal Murphy admitiu a farsa.
"Qualquer pessoa que já assistiu a um violoncelo sendo tocado iria perceber a impossibilidade física de nosso comunicado", escreveu Murphy, à época um membro da Câmara dos Lordes.
"Podemos ter que solicitar agora uma retratação formal ou correção", disse um porta-voz da revista. "Uma vez que essas coisas entram na literatura científica, elas ficam lá para sempre. Mas tudo isto contribui para a alegria da vida".
Occupational hazards, Futility Closet

Nenhum comentário: