domingo, 2 de novembro de 2014

674 - O pulmão de aço

Inventado nos Estados Unidos em 1928, o pulmão de aço estava entre as primeiras máquinas do suporte à vida. Consiste basicamente de uma câmara hermética conectada a uma bomba de ar.
A máquina foi originalmente concebida para ajudar as vítimas da inalação de gases. Mais tarde, os pulmões de aço se tornariam famosos por manter vivos os pacientes de poliomielite. Em casos graves, quando a doença paralisava os músculos respiratórios, o pulmão de aço assegurava a respiração dos pacientes.
O pulmão de aço ajuda o paciente a respirar por meio de pressões negativas. As quais sugam o ar para fora fora da câmara da máquina, fazendo com que os pulmões do paciente expandam, e este possa respirar.
Muitos pacientes de pólio se recuperavam depois de passar algum período no pulmão de aço. Outros, porém, passavam o resto de suas vidas na máquina. Para estes pacientes, a máquina salvava a vida, mas a um preço elevado do ponto de vista da qualidade de vida.
Ainda hoje, há pacientes que usam pulmões de aço para respirar. São casos pouco frequentes. Graças às vacinas, que praticamente eliminaram os casos de pólio, e aos atuais aparelhos de ventilação mecânica cujas vantagens operacionais e de resultados são inegáveis.
Website recomendado:
http://www.sciencemuseum.org.uk/broughttolife/themes/treatments/iron_lung.aspx
19/12/2014 - Atualizando...
Esta nota (674) foi republicada em 18/12/2014 no Jornal GGN.
10/02/2016 - Atualizando...
Martha Mason, a mulher que passou mais de 6O anos imobilizada em um pulmão de aço

Nenhum comentário: