quinta-feira, 27 de outubro de 2011

312 - A Colaboração Cochrane

Criada em 1993, A Colaboração Cochrane (The Cochrane Collaboration) é uma rede internacional de 28 mil pessoas, em mais de 100 países, dedicadas a ajudar os profissionais de saúde, os gestores públicos, os pacientes e as organizações que cuidam de seus interesses e os responsáveis pela educação a tomar decisões, bem informadas, sobre os cuidados de saúde, com base na melhor evidência de pesquisa disponível.
Tal acontece por meio da preparação, atualização e publicação dos Comentários Cochrane - existem mais de 4.600 até agora - em sua Biblioteca Cochrane (on line). É um trabalho reconhecido internacionalmente como referência para informações de qualidade sobre a eficácia dos cuidados de saúde.
A Colaboração Cochrane tem este nome em homenagem a Archie Cochrane (1909-1988), um pesquisador médico britânico que muito contribuiu para o desenvolvimento da epidemiologia como ciência. O livro "Eficácia e Eficiência: Reflexões Aleatórias sobre Serviços de Saúde", publicado em 1972, foi a sua obra mais influente.

Fotografia de Archie Cochrane: Cardiff University Library, Archive Cochrane, University Hospital Llandough.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Transcrevo duas correspondências recebidas do colega Gurjão:
1) Gostei dessa organização e ao termo dessa conversa irei imediatamente conhecê-la. Tenho a impressão que ela será de valia para a nossa classe. Logo após apresentar-me a ela dar-ti-ei um parecer. Um abração.
2) "Entrementes" estou aqui novamente. Entrei e vi a Colaboração Cochranne. Achei interessante, muito rica de ofertas para todo gênero médico. Vi que ela tem presença no mundo inteiro e, no Brasil, ela em um corpo clínico de boa cepa e divulga relatórios anuais e ensaios clínicos randomizados, além de que podemos entrar nela com a certeza de nossos interesses serem bem conduzidos.
Mais uma vez meu muito obrigado
Gurjão