domingo, 23 de outubro de 2011

311 - Uso de telefones celulares x risco de tumores cerebrais

Pesquisadores do Instituto de Epidemiologia do Câncer, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer e da Seção de Meio Ambiente e Radiação do IARC publicaram no British Medical Journal uma atualização de um estudo de coorte de assinantes de telefonia móvel na Dinamarca. Em 358.403 assinantes, incluindo usuários de telefones celulares há 13 e mais anos, o estudo não mostrou um aumento de risco para qualquer tipo de tumor do sistema nervoso central (SNC). Portanto, há poucas evidências atuais para uma associação causal entre o uso de telefones celulares e o risco de tumores cerebrais, mas não se pode descartar este risco após períodos de exposição de 15 anos ou mais ou de que haja um pequeno/moderado aumento de tumores do SNC entre os usuários pesados ​​dos aparelhos. Novas investigações sobre o potencial cancerígeno do uso de telefones celulares estão sendo previstas. (*)

P Frei, AH Poulsen, C Johansen, JH Olsen, M Steding-Jessen M e J Schüz. Uso de telefones celulares eo risco de tumores cerebrais: update do dinamarquês estudo de coorte BMJ 2011; 343: d6387 doi: 10.1136/bmj.d6387 (Publicado em 20 de outubro de 2011)

N. do E.
(*) Quando classificado na categoria "2B" (possivelmente cancerígeno) da Lista de Agentes Cancerígenos do IARC - a situação atual dos campos eletromagnéticos de radiofrequência - o agente representa uma questão ainda em aberto e constitui um mandato para novas pesquisas pela Seção de Meio Ambiente e Radiação do referido órgão. PGCS

Nenhum comentário: