Apropriadamente: ele foi projetado para ser o símbolo de substâncias perigosas, visando dissuadir as crianças de ingeri-las. A ideia era que se você visse um adesivo de Mr. Yuk em algo pela casa, significava que esse algo era veneno. Os pais pegavam folhas desses e os colavam em limpadores de ralos, caixas de alvejante e basicamente qualquer outra coisa que as crianças pudessem colocar as mãos.
O Sr. Yuk foi criado em 1971 por um médico chamado Doutor Richard Moriarty. Ele era pediatra e fundador do Centro de Envenenamentos de Pittsburgh. E como chefe do Centro de Envenenamentos, ele naturalmente queria evitar que as crianças ingerissem substâncias potencialmente perigosas... mas ele também queria ensinar aos pais que quando seus filhos ainda assim fossem em frente e ingerissem algo de qualquer maneira, eles deveriam ligar para o controle de envenenamentos primeiro. Essa ligação pode economizar tempo, dinheiro e muito estresse.
Onde ler mais:
http://99percentinvisible.org/episode/mr-yuk/
Simbologia para depósitos de resíduos nucleares, por Paulo Gurgel
Um relatório de 351 páginas a respeito do sistema, o SANDIA REPORT, já foi produzido, na década de 1990, por uma equipe de peritos. No meio da simbologia proposta pelo relatório, destaco alguns dos símbolos que são sugeridos para a utilização nas placas de advertência:
1 - A figura humana que o artista norueguês Edvard Munch imortalizou em seu quadro de 1893, "The Scream" (O Grito).
2 - O símbolo icônico Mr. Yuk (Sr. Yuk) criado por Richard Moriarty, que é usado para educar crianças e adultos, nos Estados Unidos da América e internacionalmente, quanto ao problema das intoxicações e envenenamentos. Infelizmente, este símbolo é protegido por direitos autorais. Mas até existe uma musiquinha-tema sobre ele (em vídeo, no YouTube).
Mr. Yuk is mean / Mr. Yuk is green / When you see him /Stop and think / Do not smell / Do not drink / Mr. Yuk is mean / Mr. Yuk is green. (trecho)
http://youtu.be/EqHxKVUG8cU?si=EPVipK4w_rYmPDLZ
3 - O símbolo perfeito que foi proposto por Carl Sagan:
"Queremos um símbolo que será compreensível não só para os membros mais instruídos da população, mas para qualquer pessoa que possa vir ao depósito. Existe o tal símbolo. É testado e verdadeiro. Ele tem sido usado transculturalmente, há milhares de anos, com o significado inconfundível. É o símbolo usado nas vergas das habitações dos canibais, nas bandeiras dos piratas, como insígnia das divisões da SS e das gangues de motociclistas e nos rótulos das garrafas de venenos - o crânio com ossos cruzados. A anatomia do esqueleto humano, podemos estar razoavelmente certos, não vai mudar que o símbolo fique irreconhecível nas próximas dezenas de milhares de anos."
https://blogdopg.blogspot.com/2014/06/simbologia-para-depositos-de-residuos.html
https://blogdopg.blogspot.com/2014/06/simbologia-para-depositos-de-residuos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário