quinta-feira, 5 de setembro de 2024

1377 - Existe diferença entre a lente do SUS e a lente importada?


Vídeo da Dra. Claudia Del Claro 
Cirurgia de catarata: a lente importada é melhor do que a nacional?
Opinião recente de um velho oftalmologista:
1) Sim. Claro que há lentes melhores do que outras, mas a questão não é essa. Em que uma lente é melhor do que outra e quanto ela é melhor? 1%? 2% ? E há lentes nacionais melhores do que importadas, portanto, esqueçamos essa polêmica "nacional x importado".
2) Recomendo as lentes monofocais pela simples razão da visão ruim das lentes com mais de um foco, alem de serem muito mais caras.
3) Recomendo o uso dos óculos para ir corrigindo as mudanças que vão aparecendo com o tempo.
4) Se é assim por que os médicos insistem em recomendar as lentes importadas e condenar as nacionais em troca de um gordo pagamento adicional?
5) Preciso responder?
Dr. Nelson José Cunha
N. do E.
Antes dos meus cinquent'anos apresentei uma catarata que evoluiu rapidamente em OD. O cristalino opacificado foi removido, e uma lente intra-ocular unifocal foi implantada. À época, pouco se falava de lentes multifocais. Após a facectomia, senti fotofobia e dor ocular, precisando de usar colírios com corticoide e antiinflamatórios durante meses. E cheguei a perder a visão no olho operado, mas nada que o laser não pudesse resolver. Restaram-me desse período umas moscas volantes de estimação. Aí pelos 65 anos, surgiu-me a catarata em OE. Fui colocado num dilema: lente uni ou multifocal? A primeira ficaria por conta do plano de saúde e a segunda, para implantá-la, eu teria que pagar um adicional. Optei por não inovar, e desta vez o pos-operatório foi ótimo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo , complementando o que já disse sobre lentes monofocais tenho a dizer que essas lentes que corrigem só a visão de longe podem ser tambem tóricas, ou seja, corrigem o astigmatismo se houver.
Alguem pode perguntar: E a visão de perto como corrigí-la? Com óculos. É uma solução simples, barata.
As lentes trifocais são de adaptação difícil, caras e não dão uma visão tão boa quanto as baratas lentes monofocais. Com isso complementi meu comentário