quinta-feira, 21 de março de 2024

1353 - Más notícias

Em "Três Homens em um Barco" (1889), o narrador lê um livro de medicina e fica impressionado com a certeza de que tem todas as condições ali descritas:
Cheguei à febre tifóide - li os sintomas - descobri que estava com febre tifóide, devo tê-la há meses sem saber - e me perguntei o que mais eu tinha contraído; procurei a Dança de São Vito - descobri, como eu esperava, que eu também tinha isso... Procurei conscientemente nas vinte e seis letras do alfabeto, e a única doença que pude concluir que não contraí foi o joelho da empregada doméstica (bursite pré-patelar).

Este é um fenômeno reconhecido. Em 1908, o neurologista de Boston George Lincoln Walton relatou:
Os instrutores médicos são continuamente consultados por estudantes que temem ter as doenças que estudam. O conhecimento de que a pneumonia produz dor num determinado local leva a uma concentração de atenção naquela região, o que faz com que qualquer sensação ali dê alarme. O mero conhecimento da localização do apêndice transforma as sensações mais inofensivas daquela região em sintomas de uma grave ameaça.
Em 2004, o psiquiatra da Universidade de Toronto, Brian Hodges, observou que se diz que a "doença dos estudantes de medicina" afeta 70 a 80 por cento dos estudantes, muitas vezes invadindo os seus sonhos. Walton escreveu: "O estudante sensato aprende a acalmar esses medos, mas a vítima de 'hipos' (hipocondria) retorna repetidamente para exame, e talvez finalmente chegue ao ponto de transmitir, em vez de obter, informações".

Um homem que mudava constantemente de médico finalmente chamou um jovem médico que estava apenas começando sua prática.
"Perco o fôlego quando subo uma colina ou um lance de escadas íngremes", disse o paciente. "Se eu me apresso, muitas vezes sinto uma dor aguda na lateral do corpo. Esses são os sintomas de um grave problema cardíaco."
"Não necessariamente, senhor", começou o médico, mas foi interrompido.
"Perdão!" disse o paciente irritado."Não cabe a um jovem médico como o senhor discordar de um inválido velho e experiente como eu, senhor!"
(https://www.futilitycloset.com/2023/12/30/bad-news-2/)

Nenhum comentário: