quinta-feira, 7 de março de 2024

1351 - O poder de Marie Curie

De olho na descoberta da radioatividade e no trabalho memorável de Marie Curie sobre o rádio, Jenn Shapland (autor de "Thin Skin") escreveu:
Logo após a sua descoberta, o rádio tornou-se um negócio multimilionário. Durante quatro décadas, foi possível comprar creme rejuvenescedor para a pele com rádio, batom, chá, sais de banho, tônico de crescimento capilar, “um saco contendo rádio usado perto do escroto”, do qual se dizia que "restaurava a virilidade”. Havia creme dental com rádio para potencializar o clareamento. A radioterapia, chamada Curieterapia na França, começou a ser usada para tratar o câncer. Foi inicialmente inserido por meio de cinquenta agulhas no tecido mamário, ou por “sementes” de radônio que causaram reações graves. Existia uma “bomba vaginal de rádio constituída por uma esfera de chumbo sustentada por uma haste para a inserção” para tratamento do câncer. Marie e sua filha Irene levaram um carro radiológico para o front na Primeira Guerra Mundial para radiografar soldados. Mais tarde, ela forneceu lâmpadas de rádio ao serviço de saúde francês para tratar militares e civis feridos e doentes com radioterapia.
A descoberta da radioatividade é uma história de ignorância intencional, de saber, mas desejar não saber, fingindo não saber, quão poderosa e prejudicial ela era. Cientistas e vendedores acreditavam em seu poder de curar. O rádio era prejudicial o suficiente para matar o câncer, para queimar a pele de Pierre através do frasco de vidro no bolso do colete, mas de alguma forma não era considerado prejudicial o suficiente para matar os cientistas que o manuseavam o dia todo, nem as pessoas que escovavam os dentes com ele. Marie mantinha um frasco na mesa de cabeceira para aproveitar seu brilho enquanto dormia. Ela o chamou de filho.
Esta recusa científica em acreditar no que é óbvio porque não pode ser provado, porque é tecnicamente incerto, acompanha até hoje a nossa compreensão das substâncias tóxicas.
Esta cegueira em relação à ligação, à causalidade e às consequências da radioatividade não é surpreendente: para alcançar o que conseguiu, contra as probabilidades do seu tempo e lugar, Marie Curie teve de ser rígida. Talvez uma pele mais fina, com o seu consequente poder de ver a permeabilidade e a interdependência das coisas, teria salvado sua vida, tê-la-ia poupado da tragédia que Adrienne Rich capturou de forma tão pungente nas palavras finais do seu magnífico tributo a Curie:
Ela morreu como uma mulher famosa
negando que seus ferimentos
vinham da mesma fonte que seu poder.
Extraído de: The Power of a Thin Skin, de Maria Popova
Arquivo Nov'Acta:

Nenhum comentário: