quinta-feira, 21 de setembro de 2023

1326 - Vacina terapêutica contra o câncer de pulmão

Uma nova vacina aumenta a sobrevivência de pacientes com câncer de pulmão em estágio avançado. De acordo com a empresa de biotecnologia Ose Immunotherapeutics, a vacina Tedopi reduziu em 41% o risco de morte no prazo de um ano em pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas — a forma mais comum da doença, geralmente causada pelo cigarro —, em estado de metástase.
O estudo também indica que a vacina terapêutica provoca menos efeitos colaterais que a quimioterapia. O índice desses problemas foi de 11% nos participantes que receberam a vacina contra 35% nos pacientes submetidos à quimioterapia.
No estudo de fase 3 - a última etapa antes da obtenção do registro sanitário -, foram incluídos 219 pacientes dos Estados Unidos e da Europa com resistência a outros tratamentos. Destes, 139 pacientes receberam a vacina e 80, a quimioterapia. Os resultados publicados recentemente na revista científica Annals of Oncology mostraram que além da redução no risco de morte, a vacina também permitiu aos pacientes melhorar sua qualidade de vida.
A taxa de sobrevida global em um ano com Tedopi foi de 44,4% versus 27,5% com quimioterapia.
"Foi observada uma redução significativa de 41% no risco de morte, associada a uma melhoria no índice de tolerância e à manutenção da qualidade de vida", disse o professor Benjamin Besse, do Instituto Gustave Roussy, principal autor do estudo, em comunicado.
A Tedopi é a vacina terapêutica em desenvolvimento clínico mais avançado contra o câncer. Ao contrário das vacinas tradicionais, que têm como objetivo principal prevenir uma doença, a vacina terapêutica busca tratar o câncer.
Elas "treinam" o sistema imunológico para reconhecer e destruir especificamente as células tumorais. Ou seja, utilizam o sistema de defesa do próprio paciente para combater o câncer. Por isso, esse tipo de tratamento é considerado uma imunoterapia.
O campo da imunoterapia fez avanços consideráveis ​​desde 2010 e o campo de vacinas se beneficiou dos estudos durante a pandemia, que "aceleraram a produção de vacinas, especificamente vacinas de mRNA", segundo a Cancer Research UK.
Desde então, vários tratamentos imunoterapêuticos foram aprovados e muitas outras pesquisas estão em andamento.
Fonte: https://www.annalsofoncology.org/article/S0923-7534(23)00790-1/fulltext
O câncer de pulmão é o quinto tumor mais incidente no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, dos cânceres de mama, próstata e cólon e reto, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estima-se que esse tipo de tumor é responsável por 4,6% dos casos de câncer registrados no país.

Nenhum comentário: