sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

1129 - O Homem com o Braço de Ouro

James Christopher Harrison, nascido em 27 de dezembro de 1936, também conhecido como "The Man with the Golden Arm" (O Homem com o Braço de Ouro), é um doador de plasma sanguíneo da Austrália, cuja composição incomum de plasma foi usada para tratar a doença de Rhesus.
Aos 14 anos, ele foi submetido a uma grande cirurgia torácica em que necessitou de muitas transfusões de sangue. Após a cirurgia, ele ficou no hospital por três meses. Percebendo que o sangue salvara sua vida, ele prometeu que começaria a doar sangue assim que completasse 18 anos, a idade então permitida para isso.
Harrison começou a doar em 1954 e, após as primeiras doações, descobriu-se que seu sangue continha anticorpos invulgarmente fortes e persistentes contra o antígeno RhD. A descoberta desses anticorpos levou ao desenvolvimento de produtos à base de imunoglobulina para prevenir a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN). Esses produtos, que contêm um alto nível de anticorpos anti-D, são administrados a mães RhD negativas de bebês com RhD positivo ou desconhecido, durante e após a gravidez, para impedir a criação de anticorpos contra o sangue de crianças com RhD positivo. Essa sensibilização ao antígeno e o subsequente fenômeno de incompatibilidade causam a doença de Rhesus, a forma mais comum de DHRN.
Como o plasma sanguíneo, em contraste com o sangue, pode ser doado uma vez a cada 2 semanas, ele conseguiu atingir sua 1.000.ª doação em maio de 2011. Isso resultou em uma média de uma doação a cada três semanas durante 57 anos. Comentando seu feito, ele disse: "Eu poderia dizer que é um registro que eu espero ser quebrado, porque se o fizerem, eles doaram mil doações".
imagem: http://twitter.com/Rainmaker1973/status/1203721129682182145
Em 11 de maio de 2018, ele fez sua 1.173.ª doação de plasma - a última, pois a política de saúde australiana proíbe as doações daqueles com 81 anos. Através de suas doações de plasma, Harrison ajudou a impedir que milhares de crianças morressem de DHRN. Essa singularidade foi considerada tão importante, que sua vida foi segurada por um milhão de dólares, e a pesquisa a seguir, com base em suas doações, criou a imunoglobulina anti-D comercialmente conhecida como RhoGAM.
Estima-se que suas doações ajudaram a salvar mais de 2,4 milhões de bebês, incluindo sua própria filha Tracey, por meio das mulheres grávidas que foram tratadas com seus anticorpos. WIKI

Nenhum comentário: