quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

1130 - O coito visto por ressonância magnética

"Sexo em uma ressonância magnética: o artigo mais visto no BMJ", após 20 anos
19 de dezembro de 2019
Um editor do British Medical Journal (BMJ) nos disse, há alguns anos, que um artigo específico do BMJ, publicado em 1999, tem - desde o momento em que o artigo recebeu um prêmio Ig Nobel no ano 2000 - atraído consistentemente mais visitantes da web - muitos, muito mais - do que tudo - qualquer coisa - publicado na história do BMJ.
Tudo publicado no BMJ, desde 1840, está acessível no site do BMJ.
E o 20.º aniversário da publicação desse trabalho está sendo comemorado em todo o mundo, assim como no próprio BMJ:
Este Natal marca o 20º aniversário da publicação "Ressonância magnética dos órgãos genitais masculinos e femininos durante o coito e a excitação sexual feminina". Por que se tornou um dos artigos do BMJ mais baixados de todos os tempos?
O BMJ recebeu o prêmio, em 2000, com um ensaio que começa:
O BMJ colheu novos louros na semana passada, quando seu artigo sobre imagens de órgãos genitais masculinos e femininos durante o coito, publicado na edição de Natal do ano passado, ganhou o prêmio de medicina na premiação anual Ig Nobel, na Harvard University (BMJ 1999; 319: 1596 -600).
Autores: Willibrord Weijmar Schultz, professor associado de ginecologia, Pek van Andel, fisiologista, Ida Sabelis, antropóloga, Eduard Mooyaart, radiologista
P.S.
O jornalista médico francês Marc Gozlan lembra também que "o artigo mais visto na história do British Medical Journal" levou à criação do que se tornou "O vídeo médico mais visto no mundo".

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

E o que era para ser arte ganhou conotações de ciência, já que até então acreditava-se que o órgão reprodutor feminino era um túnel reto e que não tinha capacidade de forçar o pênis a se curvar. O experimento acabou com suposições anatômicas de cerca de 500 anos.