quinta-feira, 1 de agosto de 2019

1108 - Diagnóstico duvidoso (pré-diabetes)

Uma guerra contra "pré-diabetes" criou milhões de novos pacientes e uma oportunidade tentadora para a indústria farmacêutica. Mas quão real é esta condição?
A doença crônica mais comum após a obesidade, que atinge 84 milhões de americanos e mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, nasceu como um slogan de relações públicas. Em 2001, o chefe de RP da American Diabetes Association (ADA) se aproximou de Richard Kahn, então chefe do departamento científico e médico do grupo, para ajudar com um problema complicado, lembra Kahn. A ADA precisava de um argumento para persuadir os médicos complacentes e o público a levar a sério uma pequena elevação na glicose no sangue, o que poderia sinalizar um risco elevado de diabetes tipo 2. Aumentar o alarme não foi fácil, dado o nome obscuro da condição, tolerância à glicose diminuída, e a falta de sintomas.
Kahn convidou meia dúzia de líderes do pensamento em diabetes para fazer um brainstorming em uma lanchonete do National Institutes of Health em Bethesda, Maryland. Cercados por funcionários federais famintos, muitos desfrutando dos tipos de alimentos gordurosos e bebidas açucaradas ligados à epidemia de diabetes, chegaram a um termo pouco utilizado que parecia adequado para assustar pacientes e médicos em ação: pré-diabetes.
"Voltamos ao escritório da ADA logo após o almoço e começamos a mudança. Em um período de tempo relativamente curto, eliminamos a 'glicemia de jejum prejudicada' e 'a tolerância à glicose diminuída' e os substituímos por "pré-diabetes" em toda a nossa literatura ", diz Kahn. Logo, o termo foi consagrado nos padrões de atendimento do grupo de Arlington, Virgínia - amplamente considerado como a bíblia do diabetes. A ADA e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta declararam guerra contra pré-diabetes, com Ann Albright, chefe do departamento de prevenção do diabetes do CDC, membro do conselho da ADA de 2005 a 2009, liderando a acusação. Os dois grupos classificaram o pré-diabetes como o primeiro passo no caminho para o diabetes, que pode levar a amputações, cegueira e ataques cardíacos.
Siga lendo este artigo: Dubious diagnosis.
Charles Piller
Science, 8 de março de 2019
Vol. 363, edição 6431, páginas 1026-1031
DOI: 10.1126 / science.363.6431.1026

Nenhum comentário: