quinta-feira, 9 de maio de 2019

1096 - O peixe que não desce redondo

"A Jackass and a Fish: A Case of Life-Threatening Intentional Ingestion of a Live Pet Catfish (Corydoras aeneus),” Linda B.L. Benoist, Ben van der Hoven, Annemarie C. de Vries, Bas Pullens, Erwin J.O. Kompanje, and Cornelis W. Moeliker, Acta Oto-Laryngologica Case Reports, vol. 4, no. 1, 2019.
https://doi.org/10.1080/23772484.2018.1555436
Os autores explicam:
Inspirados por "Jackass" (um programa de TV sobre cenas de auto-agressão), alguns amigos completaram uma festa com a ingestão de peixes vivos de um aquário. Depois que os peixes dourados desceram suavemente, um bagre Corydoras aeneus foi ingerido. Desconhecendo a morfologia e o comportamento antipredador dessa espécie, um homem saudável, mas alcoolizado, de 28 anos, teve uma surpresa. O bagre abriu e travou as espinhas de suas nadadeiras peitorais, alojando-se em sua hipofaringe. Após várias horas, ele se apresentou no pronto-socorro com disfonia e disfagia. O peixe teve que ser removido por endoscopia. A intubação e a internação na unidade de terapia intensiva foram necessárias devido ao edema laríngeo. Duas semanas após a intervenção, o paciente fez uma recuperação completa e doou o peixe para o Museu de História Natural de Roterdã. A publicidade gerada pela exibição pública do peixe não engolido enfatizou o aviso oficial do "Jackass": "não tente fazer nenhuma das cenas de ação que você está prestes a ver".
O estudo incluiu fotos e vídeos feitos no hospital . (O relatório publicado não inclui, infelizmente, algo mencionado explicitamente: um "vídeo caseiro de dois minutos" do homem engolindo o peixe, acompanhado de encorajamento dos amigos).
Entre as fontes de conhecimento citadas neste artigo, destaca-se: Cleese J, Crichton C. Um peixe chamado Wanda. Beverly Hills (CA): Produção da Metro-Goldwyn-Mayer; 1988.
"A Jackass and a Fish"—Doctors save the life of a Fish-Called-Wanda imitator, Improbable Research

Nenhum comentário: