quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

1078 - Unidades do Sistema Internacional

As unidades de base do Sistema Internacional (SI) são seis: metro (comprimento), quilograma (massa), segundo (tempo), ampere (corrente elétrica), Kelvin (temperatura), mole (quantidade de substância) e candela (intensidade luminosa).
No SI há também as unidades derivadas, que são formadas por potências, produtos ou quocientes das unidades de base. Exemplos: hertz, Newton, pascal, joule, watt, coulomb, volt, ohm, graus Celsius e lúmen, entre outras.
E há ainda as unidades não SI que nunca foram sancionadas pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas, a CGPM, mas que continuam sendo usadas em todo o mundo. O caso do milímetro de mercúrio (mmHg) na medicina, por exemplo. (*)
Esfigmomanômetro ou tensiômetro - o dispositivo tradicional que mede a pressão arterial usando mercúrio em um manômetro. As pressões são nele registradas em "milímetros de mercúrio" - uma unidade não-SI.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/International_System_of_Units
(*) O número indicado na embalagem das meias Kendall® ao lado desta sigla (mmHg) significa o quanto as meias têm de "pressão" ao nível do tornozelo. As meias de compressão Kendall® possuem compressão graduada, que garante uma maior compressão no tornozelo e um decréscimo gradual até a altura da coxa, facilitando a circulação sanguínea. | O manovacuômetro, que é utilizado para medir as pressões respiratórias máximas, fornece os resultados em milímetros de mercúrio.
Arquivo
321 - Velcro
437 - A termometria clínica
882 - Anvisa propõe proibir termômetros (e tensiômetros) com mercúrio no país

Nenhum comentário: