quinta-feira, 23 de agosto de 2018

1059 - De que é feita a poeira doméstica?

"No começo era o Pó, no fim será o Pó e no meio é o Pó, Pó, Pó!" ~ Catherynne M. Valente, "In the Cities of Coin and Spice"
O vídeo TED-Ed "The universe in a grain of dust" (O universo em um grão de poeira), de Michael Marder, expõe os componentes usuais que compõem a poeira doméstica. Isto inclui desde as geralmente mencionadas células da pele (humana e de animais) até partículas do espaço exterior.
Toda vez que uma estrela explode em uma galáxia distante, os gases superaquecidos vaporizam o que estiver ao redor; até que a poeira resultante assente e comece a flutuar entre planetas e galáxias. Este pó extraterrestre contém partículas estelares e é a matéria-prima com a qual futuros corpos celestes serão formados. Todos os anos, dezenas de milhares de toneladas dessa poeira cósmica caem na Terra, misturando-se com os minerais terrestres. Esta mistura de substâncias químicas, minerais e partículas intergalácticas acaba depositada nas superfícies das casas.
Aos restos de pele e cabelo e poeira intergaláctica, não faltam os habituais ácaros, pólen, produtos químicos e partículas contaminantes, fibras e roupas --- dependendo da geologia local podem ser carbono particulado, quartzo ou cinza vulcânica: "a combinação resultante para cada lugar pode ser tão única quanto uma impressão digital".

Nenhum comentário: