quarta-feira, 7 de junho de 2017

988 - O microscópio

Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590, por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o o também holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723), em seu passatempo de ficar examinando a água de diversas fontes através de gotículas de vidro fundido. No entanto, vários predecessores e contemporâneos de Leeuwenhoek, notadamente Robert Hooke na Inglaterra e Jan Swammerdam na Holanda, já haviam construído microscópios compostos (com mais de uma lente) e estavam fazendo importantes descobertas com eles. Estes eram muito mais semelhantes aos microscópios em uso hoje. Assim, embora Leeuwenhoek seja às vezes chamado de "o inventor do microscópio", ele não o foi de fato.


A palavra microscópio
Do grego mikros, pequeno e skopein, ver.
Esta palavra foi cunhada por Johannes Faber, da cidade de Bamberg, na Alemanha, em 1625. Tendo se utilizado dela em uma carta que ele enviou a Frederico Cesi, fundador da Accademia Nazionale dei Lincei.
Com sede em Roma, esta academia é uma das sociedades científicas mais antigas do mundo e tomou seu nome de um animal reputado pela agudeza visual.
Tudo a ver, portanto.
Pensamento
Evitai de vos observar ao microscópio. Bons olhos, sem vidros, voltados para o que vos cerca é quanto basta. - Joaquim Nabuco

Nenhum comentário: