sexta-feira, 17 de junho de 2016

870 - O túmulo seguro


Os estudantes de medicina no Reino Unido do século XIX, enfrentavam um dilema. Eles estavam acostumados a usar os corpos de criminosos executados para estudar anatomia. A utilização dos cadáveres dos condenados para descobrir os segredos da anatomia humana remonta ao século 4 a.C, quando Herophilos e Erasístrato de Alexandria receberam permissão para apresentar vivissecções ao vivo.
Os tempos, porém, haviam mudado, e os criminosos só podiam ser dissecados após a execução. E havia outro problema relacionado com o abrandamento das punições pelos crimes. Devido a isso, apenas cerca de 50 pessoas por ano estavam sendo executadas no Reino Unido. enquanto a demanda anual de corpos para a dissecação pela crescente classe médica ultrapassava esse número dez vezes.
Um infame comércio de cadáveres passou então a prosperar. No entanto, aqueles que tinham perdido algum ente querido logo desenvolveram uma arma contra isso: o mortsafe.
O primeiro mortsafe foi feito por volta de 1816. Eles baseavam-se em diferentes desenhos e a única coisa que tinham em comum era o fato de que eram pesados, o que tornava muito difícil a exumação de um recém-falecido. O mortsafe era engenhoso: um complexo de barras de ferro e placas fincadas no chão e que se elevavam acima dele a fim de dar sustentação a uma pesada pedra.
The Mortsafe: Or How to Protect Your Loved Ones from the Bodysnatchers, Kuriositas

Nenhum comentário: