terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

827 - Unidades Sanitárias Aéreas

Noel Nutels (Ananyev, 1913 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1973) foi um médico e indigenista judeu brasileiro. Nascido na Ucrânia, ainda menino, veio para o Brasil com os pais para morar em Recife, no estado de Pernambuco.
Em 1938, formou-se pela Faculdade de Medicina do Recife e, no mesmo ano, naturalizou-se brasileiro. Em 1941, mudou-se para Botucatu, São Paulo, para trabalhar no Instituto Experimental de Agricultura. Foi o médico da primeira expedição Roncador-Xingu, em 1943.
A partir desse primeiro contato com os índios, resolveu se dedicar à defesa das populações indígenas e à erradicação das doenças oriundas do contato com o homem branco. Em 1931, passou a ser médico do Serviço de Proteção ao Índio (precursor da atual Fundação Nacional do Índio) e, em 1952, do Serviço Nacional de Tuberculose.
Noel Nutels idealizou e dirigiu o Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas, SUSA (foto), criado em 1956 pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de levar os serviços de saúde pública ao interior da selva amazônica.
Arquivo
506 - O Índio Cor-de-Rosa

Nenhum comentário: