segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

808 - A epidemia revivida

No verão de 1977, uma epidemia de gripe começou a se espalhar na China. No outono, através da Rússia, e, durante o inverno, ela se alastrou no hemisfério Norte. Isso foi considerado "normal", é claro. O inverno é a estação de gripe, e não era uma gripe forte como costuma acontecer nessa estação. A doença afetava principalmente as pessoas com menos de 25 anos.
Tudo parecia "normal", até que os virologistas tiveram a oportunidade de analisar o vírus. Foi quando ficaram perturbados e, também, logo entenderam por que o vírus só vinha afetando as pessoas jovens. O que eles estavam vendo não era um tipo de vírus que esperavam ver: uma variante ligeiramente mutante da gripe que havia circulado no mundo nos últimos 12 meses. Em vez disso, o vírus era quase idêntico à uma cepa de vírus que não era vista na natureza há mais de 20 anos.
Foi por isso que as pessoas com mais de 25 anos não adoeceram: elas tinham desenvolvido imunidade a essa gripe muito anteriormente. De igual modo, foi por isso que as pessoas com menos de 25 anos adoeceram: eles nunca haviam tido a oportunidade de ter esta gripe, seja como uma infecção natural ou como componente de uma vacina.
A única forma de uma cepa de gripe considerada extinta poder reaparecer, segundo eles, seria se ela estivesse preservada no congelador de algum laboratório e, acidentalmente, houvesse retornado à natureza.
http://goo.gl/U40ta6

Nenhum comentário: