quarta-feira, 30 de setembro de 2015

783 - Paciente recebe prótese de esterno e costelas feita em impressora 3D

Uma equipe de médicos do Hospital da Universidade de Salamanca, Espanha, liderada pelos Drs. José Aranda, Marcelo Jimenez e Gonzalo Varela, tornou-se a primeiro no mundo a implantar uma prótese de esterno e costelas, produzida por uma impressora 3D, na reconstrução do tórax de um paciente de 54 anos que sofria de um câncer na caixa torácica.
Nesse tipo de câncer (sarcoma) é necessário remover o esterno e algumas costelas, e substituí-los por uma prótese feita a partir de peças padronizadas. Contudo, a anatomia diferente da caixa torácica de cada paciente conduz a complicações que obrigam a subsequentes intervenções cirúrgicas.
A equipe médica entendeu que a melhor solução seria implantar uma prótese impressa em 3D, especificamente adaptada à anatomia do paciente. E os dados da tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do paciente foram enviados à empresa australiana Anatomics que, utilizando-se de pó de titânio e solda a laser, imprimiu uma prótese personalizada.
A prótese tem uma peça rígida, que substitui o esterno do paciente, ligada a semi-hastes flexíveis que são aparafusadas aos cotos das costelas, simulando o comportamento das costelas verdadeiras.
De acordo com os médicos responsáveis a operação correu bem, e o paciente recebeu alta doze dias após.
Cancer patient receives 3D printed ribs in world-first surgery (c/ vídeo)
Microsiervos
Nos arquivos do Acta
735 - Médicos usam impressora 3D para salvar a vida de crianças
764 - A impressão 3D chega aos medicamentos

Nenhum comentário: