sábado, 23 de agosto de 2014

650 - Pessoas ruivas precisam de anestesia extra?

Os anestesiologistas, com base na vida prática, já suspeitavam de que os ruivos precisam de mais anestésicos para serem anestesiados.
Pesquisadores da Universidade de Louisville confirmaram esta suspeita. Numa experiência em que 20 mulheres foram anestesiadas com o gás desflurano por motivos diversos.
Eles escolheram apenas mulheres para excluir a possibilidade de o gênero interferir nos resultados do estudo. Os pesquisadores também escolheram mulheres cujos ciclos menstruais estivessem em sincronia, uma vez que as variações nos níveis dos hormônios poderiam desempenhar algum papel na susceptibilidade à anestesia.
No estudo, dez mulheres eram ruivas e as dez outras, que formavam o grupo controle, apresentavam os cabelos escuros.
Após a anestesia entrar em ação, os pesquisadores iniciaram a aplicação de choques elétricos em cada mulher, usando uma tensão que uma pessoa consciente descreveria como "intolerável". Se ela podia sentir dor, os anestesiologistas aumentavam a dose de desflurano e os pesquisadores continuavam a administrar choques até não obter mais resposta a eles.
Esta experiência ("um pouco cruel, mas para o bem da ciência") resultou na conclusão de que as ruivas, com relação às não ruivas, necessitavam de mais 20 por cento do anestésico desflurano para serem anestesiadas.
Acredita-se que isso tenha a ver com um fator genético comum a todas as pessoas de cabelos vermelhos, que, além de lhes fornecer a cor natural dos cabelos, torna as pessoas ruivas particularmente sensíveis à dor, e, portanto, mais difíceis de fazê-las "dormir" com a anestesia.
Arquivo
124 - Rutilismo e dor

Nenhum comentário: