terça-feira, 17 de julho de 2012

397 - Manual do Uso Consciente de Medicamentos

Acesso ao Manual
Visando a orientar as pessoas sobre o uso dos medicamentos, esclarecendo-as sobre suas dúvidas mais comuns, o laboratório Eurofarma desenvolveu este "Manual do Uso Consciente de Medicamentos".
A publicação reúne uma série de informações simples, mas de extrema relevância, como por exemplo: 
1. Não utilize por conta própria medicamentos com tarja. Eles somente podem ser prescritos por um médico ou outro profissional habilitado.
2. Leia sempre a bula e o rótulo do medicamento antes de utilizá-lo. Fique alerta com relação ao prazo de validade e instruções de uso.
3. Não tenha medo de perguntar. Caso não tenha entendido como deve ser utilizado o medicamento – dosagem, intervalos entre uma dose e outra, se deve ser ingerido em jejum ou junto com alimentos, entre outros cuidados – ligue para o seu médico.
4. Respeite o intervalo e a dosagem recomendada pelo médico. Isso é fundamental para o sucesso do tratamento.
5. Todo medicamento precisa de um determinado tempo para começar a agir, que varia de pessoa para pessoa. É absolutamente incorreto e perigoso imaginar que, aumentando a dose do medicamento, seu efeito será mais rápido. 
6. Não utilize medicamentos com alguma alteração visível, como cor diferente ou com cheiro fora do normal. Estas características podem ser indícios de que o medicamento está impróprio para uso. Para confirmar suas suspeitas de alteração, leia a bula e procure por informações sobre a característica do medicamento.
7. Mesmo se sentindo melhor, não pare de tomar o medicamento antes do prazo recomendado. Os sintomas podem voltar com mais intensidade. Por outro lado, se você tiver uma reação adversa, comunique seu médico imediatamente.
8. Antes de realizar exames, cirurgia, tratamento de emergência ou alguma nova terapêutica medicamentosa, informe seu médico ou dentista sobre os medicamentos que você já está utilizando. 
9. Quando for viajar, certifique-se de que seu medicamento é comercializado no lugar para o qual você vai ou leve quantidade suficiente para o tempo que ficará fora. Leve sempre com você uma cópia da sua receita médica.
10. E o mais importante: não indique medicamentos para outras pessoas. O fato de ter sido bom para você, não significa que o mesmo medicamento será bom para um amigo ou parente. Toda prescrição é individual e deve ser feita por um profissional habilitado.

Nenhum comentário: