quarta-feira, 11 de julho de 2012

395 - Oxigenoterapia intravenosa

Pacientes incapazes de oxigenar o sangue devido uma insuficiência respiratória aguda (uma grande via aérea obstruída, por exemplo) precisam de outra modo de obter oxigênio - e rápido - para evitar uma parada cardíaca e/ou uma lesão cerebral.
Um grupo de pesquisadores de um hospital de Boston desenvolveu um tipo de micropartículas que podem ser injetadas na corrente sanguínea, para oxigenar rapidamente o corpo, quando a respiração não é temporariamente possível. Um avanço extraordinário na ciência que poderá em breve ajudar a salvar milhões de vidas por ano.
De acordo com os pesquisadores, o desenvolvimento dessa técnica permitirá que as equipes médicas possam manter vivos, por 15 a 30 minutos, pacientes com grave insuficiência respiratória. Um tempo suficiente para o pessoal médico e paramédico poder atuar na recuperação, evitando que os pacientes sofram um ataque cardíaco ou uma lesão cerebral permanente.
Os primeiros testes em animais submetidos a uma insuficiência pulmonar crítica foram bem sucedidos. Os pesquisadores conseguiram, injetando este preparado na veia dos animais, restaurar os níveis de oxigênio no sangue para valores próximos da normalidade, dando aos animais minutos adicionais de vida necessários à adoção das medidas recuperadoras.
De que as micropartículas são compostas?
Consistem do gás oxigênio, encapsulado em lipídios, de modo a formar micropartículas com 2 a 4 micrômetros de diâmetro, que ficam dissolvidas em uma solução líquida, a qual pode ser facilmente transportada e utilizada por equipes médicas de emergência e de cuidados intensivos.
Esta "poção" apresenta de três a quatro vezes o teor de oxigênio dos nossos próprios glóbulos vermelhos. Está a  caminho de ser testada em seres humanos, com a expectativa de que lhes prolongue a vida  por minutos decisivos nas situações de emergência.

Referências
Diseñan micropartículas que nos permitirían vivir sin respiración de 15 a 30 minutos, ALT1040
Scientists Invent Particles That Will Let You Live Without Breathing, GIZMODO
Injecting Life-Saving Oxygen Into a Vein, Science Daily
Oxygen Gas–Filled Microparticles Provide Intravenous Oxygen Delivery (abstract), Science Translational Medicine

Nenhum comentário: