quinta-feira, 3 de maio de 2012

372 - Instruções para o paciente que realizará uma espirometria

A espirometria é um exame médico complementar, que tem como objetivo avaliar a função pulmonar, auxiliando na elaboração de diagnóstico, bem como no acompanhamento das doenças respiratórias. O exame é bastante simples e consiste na realização de manobras de inspiração e expiração que são registradas por um aparelho denominado espirômetro.
Algumas recomendações devem ser seguidas para que o exame seja o mais preciso possível:
  • O uso de medicamentos broncodilatadores deve ser interrompido antes do exame: 6 horas antes para os broncodilatadores de curta ação (aerolin, berotec, salbutamol, brycanil, terbutalina, atrovent, combivent); 12 horas antes para os broncodilatadores de longa duração, associados ou não a corticóide, (foradil, fluir, serevent, seretide, foraseq, symbicort, alenia); e 24 horas antes para o brometo de tiotrópio (spiriva).
  • A presença de infecções respiratórias pode prejudicar a realização do exame. Assim, caso você perceba a ocorrência de tal situação, comunique a seu médico.
  • Jejum não é necessário, porém refeição volumosa deve ser evitada antes do exame.
  • Cafeína (café, chá, guaraná, refrigerante "cola") e álcool não devem ser ingeridos nas 6 horas anteriores ao exame.
  • O cigarro também deve ser evitado por pelo menos duas horas antes da realização do exame. Se você fuma, quem sabe, não é essa a oportunidade para abandonar de vez o cigarro?
  • Você deve repousar por cerca de 15 minutos antes do início da espirometria.

Nenhum comentário: