quarta-feira, 6 de julho de 2011

277 - O fechamento do Proaica

Em 1996, um grupo de abnegados profissionais de várias entidades, tendo à frente a médica pneumologista Dra. Márcia Alcântara, implantou no Centro da Assistência à Criança Dra. Lúcia de Fátima (CAC), da Secretaria Regional IV, em Fortaleza, o Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, o Proaica-CAC. Graças a intervenções eficazes, seguras e de baixo custo, realizadas pela equipe multiprofissional do programa, centenas de crianças asmáticas passaram a ter a doença controlada em nível ambulatorial.
O que significa dizer que, além de uma grande melhora na qualidade de vida, as crianças passaram  a ter uma importante redução nas faltas escolares, nos atendimentos de emergência e nas internações hospitalares. Resultados esses que fizeram o Proaica-CAC ser reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) como sendo um dos programas mais exitosos do Brasil. E daí não se entender o motivo por que, ao invés de institucionalizar e disponibilizar o citado programa para todos os asmáticos da Capital (estimados em 200 mil), resolva a Secretaria Municipal de Saúde encerrar as atividades do Proaica-CAC.
Exigimos dos gestores municipais na área da saúde que, reavaliando as consequências desfavoráveis para a população assistida, revertam as medidas que levaram ao fechamento do Proaica-CAC. Nessa luta, ora liderada pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT), estamos plenamente convictos da justeza dessas reivindicações. PGCS

Ref.: Asfixia por omissão do Poder Municipal, artigo de Márcia Alcântara. 
In:  O Povo Online, publicado em 04/07/11 e consultado em 06/07/11

Nenhum comentário: